6 de nov. de 2009

Minha caminhada

Estou cursando aulas de informática na escola que leciono e percebo que quanto mais aprendo mais sei que tenho o que aprender, pois os programas abrem um leque de várias opções a ser explorado. Não tinha quase nenhum contato com o computador e durante o curso aprendi muitas coisas que já estão sendo úteis para a minha prática pedagógica.

Na primeira aula tivemos noções básicas sobre o uso do teclado, criamos pastas pessoais de imagens, atividades e colocamos arquivos dentro delas e também como deletá-las. Aprendemos a abrir o documento do writer e editar as memórias das aulas e dentro do programa Linux aprendi a formatar textos.

Na segunda aula ainda não me sentia segura,pois a pouca prática e a grande quantidade de informações a cada aula me deixavam ansiosa, mas aos poucos eu ia me familiarizando. Fizemos tabelas e nelas inserimos imagens, cores, bordas, etc, o que achei muito interessante.

Na aula do dia 25 de setembro aprendemos a trabalhar com o IMPRESS, produzindo slides.Usamos vários recursos como as cores gradientes, buscamos e inserimos imagens da Internet, usamos opções de slides e importamos imagens para o Bitmap. E dentro de um assunto que estava trabalhando na sala de aula, na área de ciências criei meu slide. Essa aula estava muito gostosa, mas sei que preciso continuar praticando para não esquecer.

No dia 9 de outubro aprendemos a criar um email, algo novo que não tenho prática. Criamos um email e trocamos mensagens e endereços com os colegas do laboratório de informática, depois criamos um blog e acessamos outros blogs dos colegas. Achei muito legal mas um pouco dificel para quem não tem experiência. Continuamos a trabalhar no blog na aula seguinte, do dia 23 de outubro foi muito interessante, mas preciso praticar mais. Aprendemos a postar vídeos e slides, arrumar textos e incluir textos e imagens no blog. Nesta aula aconteceu um problema ao inserir o vídeo no meu blog mas consegui arrumá-lo com a ajuda do meu filho.

WRITER

Na primeira aula aprendemos a trabalhar com o editor de texto WRITER. Inicialmente aprendemos como funciona cada tecla, como criar pastas, colocar arquivos dentro da pasta, como digitar e formatar textos.

Na segunda aula trabalhamos com o Fontwork Inserindo bordas e plano de fundo.

TABELA

Achei essa aula sobre tabelas muito interessante. A tabela é um recurso bem utilizado em muitas áreas do conhecimento. Como sugestão de uso da tabela no 2º ano pode ser trabalhado dentro das aulas de ciências na classificação de animais(domésticos , selvagens, ovíparos, vivíparos, vertebrados, invertebrados, úteis e nocívos) atribuindo características e imagens correspondentes. No português vogais e consoantes, classificação de palavras quanto ao número.

IMPRESS

Na terceira aula observamos alguns slides e aprendemos os passos para a criação dos mesmos. Depois iniciamos a criação de um slide sobre algum dos temas que estamos trabalhando em aula . Gostei muito. Recebi ajuda de algumas colegas e achei que ficou muito bonito. Montei meus slides sobre os órgãos dos sentidos e trouxe meus alunos para assisti-los, depois realizamos alguns trabalhos práticos.

INTERNET

A internet também foi um recurso utilizado pelos alunos do 2º ano na pesquisa da aula de ciências sobre animais vertebrados e invertebrados buscando imagens e características. As crianças gostaram muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário